terça-feira, 16 de julho de 2013

Galinha Escabelada . . .

     A receitinha de hoje eu aprendi com uma amiga quando eu tinha uns 15 anos de idade, nessa época eu nem pensava que adoraria ser dona de casa e muito menos que um dia iria passar essa receita adiante, mas eu acho tão prática e gostosa que vale a pena (da galinha) passá-la pra todo mundo. 


     O nome é Galinha Escabelada, depois você vai entender porquê, então aí vai:

  O principal ingrediente, claro, é a galinha (ou frango - como preferir), eu uso a carne do peito, cozida e desfiada. Refogue e faça um molho. Essa será a base para essa receita.

   Outro ingrediente que eu considero importantíssimo para dar o sabor final é o requeijão, eu uso um copo para uma travessa tamanho médio.

 
molho com a carne desfiada

     

 A montagem é simples, na primeira camada vai o requeijão.
    










Depois vai uma camada generosa do molho com a carne desfiada. Eu coloco queijo ralado por cima.








     Nessa hora se você quiser pode repetir as camadas, requeijão, molho, queijo. Eu geralmente tenho colocado fatias de batata inglesa bem cozidas, quase se desmanchando. Mas esses dias eu fiz diferente, cortei uma berinjela em tiras, cozinhei apenas em água e fiz uma camada com elas.









Aí sim coloquei queijo mussarela.








     Também coloquei queijo parmesão ralado grosso. E falou em queijo não pode faltar: orégano - um poquinho para dar mais um saborzinho.


 



Nessa hora entra em cena a outra estrela do prato que acaba dando o nome: a batatinha palha, por isso que fica escabelada essa galinha.







Agora sim:
 pronto para ir ao forno pré-aquecido em temperatura média.














Eu deixo no forno uns 20min e até ver que o requeijão está borbulhando, queijo derretido . . .



 



Para ficar mais gostoso coloquei umas folhinhas de rúcula em cima.








E aí é partir para a melhor parte: deliciar-se.










Eu sirvo com arroz e uma saladinha, nesse dia era de berinjela, que um dia eu ensino aqui - é receita da minha cunhada -  uma delícia.




um suquinho para acompanhar





hummmm




Espero que fique uma delícia igual a minha, kkk.

arlenoca



Um comentário:

Powered By Blogger